Retrato

  • Ano de construção da propriedade: 2020/2021
  • Tamanho do greening:
    • - Fachada leste + pátio interno: aprox. 600 m²
    • - Foyer: aprox. 60 m²
  • Proprietário: ENNI Energie & Umwelt Niederrhein GmbH, 47441 Moers
  • Planejamento: Carpus + Partner AG, 52074 Aachen
  • Planejamento verde: GDL Belke GmbH, 57368 Lennestadt


Em Moers, no Baixo Reno, o novo prédio administrativo da ENNI Stadt & Service Niederrhein AöR, que foi construído em 2021, é um projeto emblemático em termos de fachadas verdes. Com uma área de 600 metros quadrados, a fachada leste é o maior jardim vertical da Alemanha até o momento (em maio de 2022). A vegetação consiste em cerca de 56.000 plantas mantidas no lugar pelo sistema de subestrutura CROSSFIX®. A fachada verde, com sua interação colorida de mais de 30 arbustos floridos e gramíneas diferentes, demonstra de forma impressionante o enorme potencial que esse tipo de design de fachada tem a oferecer, tanto em termos de aspectos visuais e ecológicos quanto de outros aspectos positivos para o uso do edifício.
 

Vantagens de uma fachada verde

Há uma longa lista de argumentos a favor das fachadas verdes. Os espaços verdes capturam substâncias nocivas e ajudam a melhorar o clima de forma sustentável. Especialmente em áreas urbanas, nas quais não é possível plantar devido à falta de espaço, uma fachada verde vertical oferece uma opção flexível para construir espaços verdes. No verão, a vegetação vertical fornece sombra para a fachada, mantendo o interior agradavelmente fresco, enquanto no inverno ela tem um efeito de isolamento térmico. Além disso, ela tem um efeito positivo no isolamento acústico. As plantas absorvem o ruído e fornecem habitats para pequenos animais e insetos benéficos importantes, que são escassos nos centros das cidades. A fachada verde não oferece vantagens apenas do ponto de vista ecológico. As possibilidades flexíveis de design para fachadas são quase infinitas.

Sistema para vegetação montada na parede

Uma opção comum para criar uma fachada verde é usar vegetação montada na parede, também conhecida como parede viva, que consiste em materiais vegetais individuais. Um sistema desse tipo foi usado na ENNI em Moers. A vantagem desses sistemas é que os bolsões de plantas são entregues no local da construção pré-plantados e, portanto, cumprem imediatamente os objetivos do projeto. A tecnologia de irrigação e os sensores de última geração, controlados por aplicativos, garantem que as plantas recebam os cuidados de que precisam o tempo todo. Essa fachada de alta tecnologia ecologicamente valiosa exige uma subestrutura robusta que satisfaça todos os requisitos em termos de física do edifício, integridade estrutural, proteção contra incêndio e compatibilidade. O sistema de subestrutura CROSSFIX® é a escolha ideal para a instalação de vegetação montada na parede. Ele é feito de aço inoxidável e, por isso, tem um nível extremamente baixo de pontes térmicas, possui alta capacidade de carga, é altamente resistente ao fogo e pode ser usado com o máximo de flexibilidade graças à sua geometria exclusiva de suporte. Isso permite uma ampla gama de opções de design e uma ótima adaptação às condições estruturais, como projeções ou aberturas na parede.

Informações detalhadas sobre o sistema de subestrutura CROSSFIX® estão disponíveis aqui.